Orçamento Participativo de São Brás de Alportel
O Orçamento Participativo é um instrumento de democracia participativa. Trata-se de uma nova forma de articulação entre o poder público local e sociedade civil. É uma aposta diferente em matéria de governação, gestão e planeamento dos territórios, que conta com a participação activa dos cidadãos.
Elaborar anualmente o Orçamento Municipal constitui o mais importante exercício de planeamento da acção do município, que a autarquia quer alargar a todos os munícipes, para que, com todos, possa gerir os recursos públicos de forma mais ajustada às necessidades da população.
A primeira experiência de Orçamento Participativo surgiu no Brasil, em 1989, na cidade de Porto Alegre. Desde essa data têm proliferado um pouco por toda a América Latina e também na Europa esse tipo de experiências.
Inicia-se esta semana a ronda de sessões públicas do Orçamento Participativo de São Brás de Alportel. Veja o calendário das sessões públicas no site da Câmara Municipal
http://www.cm-sbras.pt/portal_autarquico/sao_bras_alportel/v_pt-PT/menu_municipe/servicos_municipais/orc_participativo/Lista.htm
Esta experiência de Orçamento Participativo desenvolve-se no âmbito do Projecto São Brás Solidário, apoiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL. Para mais informações sobre o projecto pode consultar os seguintes endereços:
http://www.in-loco.pt/sbrassolidario/sbrassolidario.htm
http://www.saobrassolidario.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário