domingo, janeiro 22, 2006

Estado do Mundo 2006

O World Watch Institute divulgou no semana passada “O Estado do Mundo” com indicadores ambientais que permitem ter uma ideia da situação actual do planeta. A edição de 2006 centra a sua análise na China e Índia, dois países que, ao copiar o modelo ocidental de desenvolvimento, caminham para um desenvolvimento insustentável.
A capacidade da Terra assimilar o impacto gerado pelo consumo de recursos e pelos residos produzidos pelo homem é insuficiente desde há 20 anos. Os especialistas calculam que cada pessoa pode ocupar um espaço ecológico de 2,3 hectares (denominado pegada ecológica) mas na realidade isso não se verifica. Nos EUA, por exemplo, cada habitante consome 9,5 hectares, número que na Europa chega aos 4,7 e no Japão alcança 4,8. Em países como a Índia e a China a pegada ecológica é inferior à média mundial mas o crescente desenvolvimento económico, o grande consumo de recursos e a contaminação do ambiente nestes países pode tormar a situação insustentável dentro de poucos anos.
Segundo o relatório, as economias destes países têm crescido anualmente uma média de 9,5%, o que tem convertido estes países em produtores e consumidores, mas também em actores contaminadores e destruidores do ambiente e dos eco-sistemas.
Para mais informações consulte a página dedicada ao Relatório.

Sem comentários: