Percurso Lusófono: A luta contra a exclusão social e as acções locais nos países lusófonos
O Projecto STEP (Luta Contra a Exclusão Social) Portugal, desenvolvido noseio da Organização Internacional de Trabalho e financiado pelo Ministériodo Trabalho e da Solidariedade, no âmbito da sua componente "reforçar osactores na luta contra a exclusão social", previu realizar um percurso deaprendizagem, combinando componentes em presença e à distância, destinadoaos actores lusófonos no campo da luta contra a exclusão social (designado"Percurso Lusófono: a luta contra a exclusão social e as acções locais nospaíses lusófonos").Neste âmbito, o Centro de Estudos Territoriais/Agência CIARIS Portugalaceitou, a convite do Projecto STEP Portugal, colaborar na coordenaçãoglobal para a realização do "Percurso Lusófono", bem como assumir aorganização e implementação da sua etapa de formação em presença. A lógica dos percursos de aprendizagem pressupõe uma estreita relação entrea formação em presença e a oferta de serviços de formação à distância,osfóruns em linha, o trabalho em rede dos utilizadores e a assistência técnicadisponível através do CIARIS.O valor acrescentado dos percursos de aprendizagem resulta da possibilidadede se conciliarem duas formas de comunicação distintas e complementares. Apresencial, mais tradicional, que colocará à disposição dos participantesconhecimentos mais vastos e contextualizados (além dos conteúdos disponíveisno CIARIS), aproveitando outros recursos, parcerias, etécnicos/especialistas indicados pelo STEP e pela Agência CIARIS.As componentes à distância permitirão, por sua vez, o fortalecimento dasdinâmicas de comunicação, criando simultaneamente condições para ofuncionamento de comunidades de prática, as quais deverão ter por vocaçãomanter-se em funcionamento para além do período de duração do percurso,sendo, de diferentes formas, úteis aos participantes nas suas actividades eambientes profissionais presentes e futuros, permitindo-lhes ter acesso aprofissionais e especialistas destas àreas no mundo lusófono.Estas duas componentes (presencial e à distância) encontram-se organizadasno Percurso Lusófono em 3 sequências complementares:
- A primeira, à distância e em linha a ter lugar entre 26 de Junho e 13 deAgosto de 2006, aborda « as estratégias da luta contra a exclusão social » etem uma duração de 7 semanas. É seu objectivo introduzir os participantesaos temas, estratégias e métodos de aprendizagem propostos pelo CIARIS eseus serviços (à distância) .
- A formação em presença, a ter lugar em Lisboa entre 4 e 8 de Setembro de2006, que conta com o apoio do Escritório da OIT em Lisboa, encontra-sesituada a meio do percurso. Tem como objectivo aprofundar e situar em cadacontexto os conhecimentos dos participantes: 1. pela troca de conhecimentos sobre as diferenças nos contextos deintervenção dos participantes e nas abordagens de luta contra a exclusãosocial nesses contextos; 2. pela exploração de temas complementares de interesse comum e que não seencontram disponíveis no CIARIS; 3. pela troca e discussão directa entre os participantes e os especialistasque intervêm como oradores na fase presencial, permitindo reforçar ascomunidades de aprendizagem e de prática pelo melhor conhecimento mútuoentre técnicos/especialistas, participantes e oradores.
- Por fim, a terceira etapa, à distância e em linha, sobre "a concepção eelaboração de projectos de luta contra a exclusão", com uma duração de 6semanas entre 18 de Setembro e 29 de Outubro de 2006. Esta fase tem porobjectivos, nomeadamente: 1. Abordar os conceitos e fases envolvidas no desenvolvimento de projectosorientados para o combate à exclusão social; 2. Potenciar nos participantes o know-how necessário à identificação de umproblema social directamente relacionado com a exclusão social e pobreza,bem como à respectiva recolha, análise e apresentação da informação; 3. Potenciar nos participantes a capacidade para descrever a estruturapresente no desenvolvimento de um projecto; 4. Potenciar nos participantes a capacidade para descrever o processo deimplemetação de um projecto;
Uma vez terminada a formação o Projecto STEP/Portugal do BIT disponibilizaráaos participantes que completarem o curso com sucesso os serviços deassistência técnica à distância de um perito especialista na concepção deProjectos, durante o período de 3 meses.
O Percuso Lusófono é dirigido prioritariamente aos profissionais a meio da sua carreira, que actualmente estão directamente envolvidos ou sãoresponsáveis intermédios pela concepção, execução e avaliação deprojectoslocais de luta contra a exclusão social ou que, no quadro da sua evoluçãoprofissional, prevêm exercer a curto termo tais funções. Os potencias interessados deverão enviar a sua candidatura até ao dia 7 deJunho por email para o seguinte endereço electrónicopercursolusofono@gmail.com ou, em alternativa g10socpol@ilo.org contendo os seguintes elementos: formulário de candidatura devidamente preenchido, currículo, carta de motivação e carta de recomendação/compromisso.
Sem comentários:
Enviar um comentário