quarta-feira, dezembro 28, 2005

Poder e contra-poder na era da globalização

No seu recente livro, Ulrich Beck (2005, Pouvoir et contre-pouvoir à l'heure de la globalisation. Paris: Flammarion) questiona-se acerca de quais são, afinal, os fundamentos da dominação legítima, na era global.


Ceux que nos avons élus n'ont aucun pouvoir.
Et ceux qui ont le pouvoir, nous ne les avons pas élus.
(cartaz de um manifestante)
"A questão inquietante é que achamos que sabemos e sabemos que não sabemos nada quando pronunciamos os termos 'política' e 'Estado'. Qualquer um pode dizer que a política se faz no Parlamento, pelo Governo, pelos partidos políticos, nas campanhas eleitorais. Mas não serão estas respostas feitas bloqueios à compreensão da linguagem das lutas pelo poder que se desenrolam no mundo? (...) Produz-se na actualidade uma auto-destruição criadora da ordem mundial 'legítima', dominada pelos Estados-Nação."

terça-feira, dezembro 27, 2005

Livro "Autarquias e Desenvolvimento Sustentável - Agenda 21 Local e Novas Estratégias Ambientais"


Encontramos neste livro uma crítica fundamentada, e ao mesmo tempo incisiva, do pouco que em Portugal se tem feito pelo ambiente e pela sustentabilidade ao nível do poder local. Mas encontramos também alguns sinais encorajadores e, acima de tudo, um conjunto amplo de orientações estratégicas e medidas de política que os autores sugerem como quem lança um repto. Para os que pretendem ficar a saber como passar à prática, com sucesso, uma Agenda 21 Local, o Roteiro que com esta obra se disponibiliza, constitui uma ferramenta inovadora em termos informativos e imprescindível no plano operacional.
Autores: Luísa Schmidt, Joaquim Gil Nave e João Guerra

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO II

Encontra-se aberto outro concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica e Tecnológica, no âmbito do projecto “Transformações sociais numa colectividade local do Noroeste português” (POCI/SOC/58668/2004) a decorrer no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A bolsa é co-financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER através do Programa POCI2010.
O edital completo do concurso, com os requisitos, prazos e modo de apresentação da candidatura, devem ser consultados no Instituto de Sociologia ou em www.letras.up.pt/isociologia.
Para mais informações consultar: Instituto de SociologiaFaculdade de Letras da Universidade do PortoVia Panorâmica s/n4150-564 PortoTelf. e Fax 22 607 7190. Email: isociologia@letras.up.pt Web: http://www.letras.up.pt/isociologia

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO I

Está aberto o concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projecto “A Região Norte de Portugal: dinâmicas de mudança social e recentes processos de desenvolvimento” (POCI/SOC/57600/2004) a decorrer no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A bolsa terá a duração de 12 meses. Os candidatos deverão ser licenciados em Sociologia.
O edital completo do concurso, com os requisitos, prazos e modo de apresentação da candidatura, devem ser consultados no Instituto de Sociologia ou em www.letras.up.pt/isociologia.
Para mais informações consultar: Instituto de SociologiaFaculdade de Letras da Universidade do PortoVia Panorâmica s/n4150-564 PortoTelf. e Fax 22 607 7190Email: isociologia@letras.up.ptWeb: http://www.letras.up.pt/isociologia

terça-feira, dezembro 13, 2005

TÉCNICOS/VOLUNTÁRIOS PARA ÁFRICA 2006/2007

Projectos de Desenvolvimento em Angola e Guiné-Bissau
Candidaturas até 15 de Dezembro
com CV e carta de apresentação

A Fundação Evangelização e Culturas, organização não-governamental para o desenvolvimento, realiza mais um recrutamento de técnicos/voluntários para integrar os Projectos que Desenvolve no interior de Angola e da Guiné-Bissau.

Estes Projectos de Desenvolvimento têm como objectivo central a melhoria da qualidade da Educação no interior dos países, através da capacitação de agentes educativos e da colaboração com instituições locais de referência.

Os Projectos são desenvolvidos em parceria com a Igreja Católica nos países de actuação – a Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé e Príncipe e a Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino da Guiné-Bissau – com a colaboração da Escola Superior de Educação de Torres Novas. Têm o co-financiamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Requisitos
¬ professores do 1º e 2º ciclos (preferencial) e do secundário nas áreas de Português, Matemática e Ciências com profissionalização;
¬ técnicos de desenvolvimento comunitário/local nas áreas de Educação, Saúde e Ambiente;
¬ técnicos na área de Informática e Ciências Sociais;
¬ 2 anos de experiência profissional (preferencial);
¬ disponibilidade para formação a partir de Janeiro de 2006;
¬ integração nos projectos com duração mínima de 1 ano.

Informações em http://www.fecongd.net/

Envio de C.V. para:
Fundação Evangelização e Culturas
Campo Santana, nº 43 - 2º ; 1150-225 Lisboa
Tel: 21 885 54 78 / 21 885 54 96
fec.formacao@mail.telepac.pt

Encontro Intervenção Social - saberes e contextos


Vai ter lugar nos dias 23 e 24 de Março de 2006, o encontro "Intervenção Social - saberes e contextos", que terá lugar na FUNDAÇÃO ENGENHEIRO ANTÓNIO DE ALMEIDA, no Porto.

OBJECTIVOS
O encontro tem como principal objectivo ser um espaço de reflexão sobre a investigação, estratégias e práticas em contextos de intervenção social.
Reunindo investigadores, docentes e outros especialistas procurará divulgar e discutir algumas temáticas ligadas à Exclusão Social e Marginalidades; à Violência; ao Envelhecimento e à Infância e Juventude.

DESTINATÁRIOS
licenciados, estudantes e profissionais das seguintes áreas: educação social, acção social, serviço social, psicologia, sociologia, professores, educação de infância, profissionais das IPSS's, associações recreativas e culturais, autarquias e outras instituições envolvidas na intervenção social

PREÇOS
12.5 euros — Alunos ESEPF
15.5 euros — Ex-alunos ESEPF
15.5 euros — Alunos de outras Instituições
25.5 euros — Professores ESEPF
25.5 euros — Outros Profissionais
NOTA de 18 de Fevereiro a 23 de Março de 2006, os preços
serão acrescidos de 5 euros

ESE DE PAULA FRASSINETTI
R Gil Vicente 138-142, 4000-255 Porto
T 225 573 420 F 225 508 485
LOCAL Fundação Engenheiro António de Almeida
SECRETARIADO Margarida Pechincha
EMAIL intervencaosocial@esefrassinetti.pt

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Centro Informático de Aprendizagem e de Recursos Sobre a Inclusão Social - Portugal

A “Agência CIARIS-Portugal” tem por missão facilitar a gestão do “Centro Informático de Aprendizagem e de Recursos Sobre a Inclusão Social” (CIARIS) no nosso país.
A Agência está formalmente enquadrada pelo “Centro de Estudos Territoriais” (CET) do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em Lisboa.
O CIARIS é um instrumento electrónico (acessível através da Internet) criado no quadro do Programa “Strategies and Tools against Exclusion and Poverty” (STEP) da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sob o auspício de Portugal (STEP Portugal).
O principal objectivo do CIARIS é oferecer ao utilizador ajuda técnica concreta para a concepção e realização de projectos de âmbito local no domínio da luta contra a pobreza e a exclusão social.
Coordenador: José Manuel Henriques (ISCTE)
Telefone: +351 21 790 34 99
E-mail: jose.henriques@iscte.pt
http://www.ciarisportugal.org/
http://www.ilo.org/ciaris/pages/portugue/index.htm

CONGRESSO: A IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL E NA UNIÃO EUROPEIA

I Congresso Internacional sobre “A Imigração em Portugal e na União Europeia”
- 9 e 10 de Dezembro de 2005 - Centro Cultural António Aleixo – Vila Real de Santo António

DIA 9
09h30: Recepção dos participantes
10h00: Sessão de Abertura
10h1511h00: Conferência

Moderadora: Cândida Cunha*
- Género, imigração e trabalho: do paradoxo das igualdades às expectativas dos paradigmas do transnacionalismo e das migrações globais – Maria Mercês Covas
11h15 – 13h00: 1ª Sessão de trabalhos: Integração e Cidadania
Moderadora: a definir
- Portugal, País de Migrações. A Imigração Cabo-verdiana em Portugal – Lígia Évora Ferreira,
- Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: que integração? – Teresa Seabra e Sandra Mateus
- A Interculturalidade: Um modelo alternativo de integração dos imigrantes? – Ana Almeida,
- Identidade religiosa y modelos de inserción en la sociedad española entre los inmigrantes marroquíes en la Comunidad de Madrid – Juan Ignacio Castien Maestro,
- Direito à cidade: reflexões em torno da incidência do termo mistura social nas políticas habitacionais e urbanas portuguesas – Marluci Menezes e Ana Almeida
14h30 – 15h15: Conferência
Moderadora: Sandra Marques*
- Imigração em Portugal no início do século XXI. Realidades e imagens – Joana Miranda,
15h30 – 17h15: 2ª Sessão de trabalhos: Políticas de Imigração
Moderador: Fernando Cruz*
- Cidadania Europeia Versus Imigrantes Extra-Comunitários: o caso português – Maria Inês Macias de Mello Magalhães
- O direito à legalização dos imigrantes em situação irregular – Paulo Manuel Costa,
- Tipologías de campañas publicitarias institucionales relativas a la inmigración en el contexto expañol – Esther Martínez Pastor
- Políticas de Imigração na UE: o caminho para uma Política Comum? – Rita Susana Jordão Coelho Marques
- Políticas de Retorno Forçado na União Europeia e nos Estados Unidos da América – Lara Fernandes Martinho
- Ecoimigração: um novo conceito, uma realidade dinâmica – Maria Luísa Francisco
17h30 – 19h00: 3ª Sessão de trabalhos: Tecido empresarial e Mercado de Trabalho
Moderadora: Cândida Cunha*
- Algarve: de destino turístico a região de preferência migratória de cidadãos da União Europeia – Maria das Mercês Covas
- Mercado laboral e inserción sociolaboral de personas inmigrantes en la ciudad de Sevilla y su área metropolitana – Ángeles Castaño Madroñal e José María Manjavacas Ruiz
- Imigrantes qualificados em Portugal: um recurso da produção e da cidadania? – José Reis e João Tolda
- Integração das mulheres imigrantes no mercado de trabalho português – Marisa Gonçalves e Alexandra Figueiredo
- Mulheres Imigrantes em Portugal: trajectórias, principais características e problemas – Cátia Nunes e Ana Raquel Matias

DIA 10
10h30 – 11h30: 4ª Sessão de trabalhos: Integração e Cidadania
Moderadora: José María Manjavacas Ruiz*
- Redes sociais e integração de facto dos Brasileiros em Portugal – Beatriz Padilla
- Racismo na sociedade portuguesa contemporânea: “flagrante” ou “subtil”? – João Filipe Marques
- Panorama del racismo y la violencia hacia minorías e inmigrantes en la Unión Europea y en España desde 1990 a 2004 – Leonor Gimeno Giménez
11h45 – 13h00: 5ª Sessão de trabalhos: Integração e Cidadania
Moderadora: Sandra Marques*
- Imigração nos Açores – Paulo Teves
- A Imigração Chinesa em Portugal – Alfredo Gomes Dias e Maria João Hortas
- A integração de jovens descendentes de imigrantes em Portugal: percursos de escolarização e aspirações face ao mercado de trabalho – Sandra Mateus e Teresa Seabra
- Metodologias escolares inovadoras na desconstrução de preconceitos racistas dirigidos ao imigrante: o caso dos jogos de papéis e das simulações – Luís Mendes
13h00: Sessão de Encerramento
15h30 – 17h00: Visita ao património cultural e natural de Vila Real de Santo António

terça-feira, dezembro 06, 2005

UMA VISÃO EUROPEIA COMUM SOBRE O DESENVOLVIMENTO

No passado dia 22 de Novembro, os Ministros europeus do desenvolvimento, reunidos em Bruxelas aprovaram o documento "Consenso sobre o Desenvolvimento". Pela primeira vez, na história da UE, foi aprovada uma visão comum sobre o desenvolvimento, centrada na erradicação da pobreza e na prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, especialmente nos países mais pobres. O documento tem o selo da Comissão e do Conselho Europeu e deverá ser apresentado ao Parlamento Europeu até ao fim do ano.
Para mais informações leia ou faça o download do:
* "The European Consensus" (em inglês e formato doc)
* Discurso do Comissário Louis Michel - “The development policy of the European Union: A common vision to eradicate poverty” - em Londres, no dia 28 de Novembro (em inglês e formarto doc).

AGENDA 21 EM PORTUGAL

O Grupo de Estudos Ambientais da Universidade Católica Portuguesa foi financiado no âmbito do POS_C para colocar on-line um portal sobre Agenda 21 em Portugal. Nesse portal pretende-se compilar toda a informação relevante sobre a Agenda 21 Local e a Agenda 21 Escolar em Portugal.
Entretanto vão-se tornando conhecidas algumas experiências interessantes, como é o caso das Agendas 21 de Santo Tirso e S. João da Madeira, bem como do Futuro Sustentável – Plano Estratégico de Ambiente do Grande Porto. Outro dos exemplos é a Agenda 21 Escolar do Agrupamento do Viso.
http://www.agenda21-stirso.org/
www.agenda21sjm.org
http://www.futurosustentavel.org/
www.esb.ucp.pt/gea

Para além destes exemplos, convém também visitar as experiências implementadas pela Associação de Municípios do Distrito de Évora e a Diputación de Badajoz, assim como pela TTerra.
http://www.amde.pt/document/447750/453271.pdf
http://www.tterra.pt/files/MetodologiaAG21.pdf

Para quando iniciativas como estas nos municípios algarvios?
Boas leituras.

Forum Educação Cidadania e Empregabilidade

O Núcleo Distrital de Faro da REAPN, a Direcção Regional de Educação do Algarve e o Instituto do Emprego e Formação Profissional vão organizar no próximo dia 13 de Dezembro o Fórum "Educação Cidadania e Empregabilidade". Este terá lugar no auditório do Centro de Formação Profissional de Faro, no sitio do Areal Gordo.
As inscrições devem ser enviadas para:
Núcleo Distrital de Faro da REAPN
Rua D. Jerónimo Osório nº 5 2º Dto
8000-307 Faro
Tel 289 802660
Fax 289 802662
e-mail:n.faro@reapn.org



PROGRAMA
09.15 - Abertura do Secretariado
09.45 – 10.30 Painel de Abertura
- Carlos Andrade (Coordenador do Núcleo Distrital de Faro da Rede Europeia Anti- Pobreza/ Portugal)
- Isilda Gomes (Delegada do Instituto de Emprego e Formação Profissional)
- Libório Correia (Director Regional de Educação do Algarve)
- José Apolinário (Presidente da Câmara Municipal de Faro)
- António Pina (Governador Civil de Faro)
Pausa para Café
11.00 - 12.30 - EDUCAÇÃO versus inserção social: formar para quê?
Moderador: Zilda Cabrita
Convidados:
- DREALG (Percursos alternativos de formação)
- IEFP ( Carlos Baia)
- FRAPAL ( Ana Vidigal)
- Projecto “ Trampolim” Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto/ REAPN (Jorge Moreira, Paula Cruz)
Debate
12.30 - 14.00 - Intervalo para Almoço
14.30 – 17H - O exercicio da cidadania nos jovens: que realidade?
Moderador: Graça Baptista
Convidados:
- Instituto D. Francisco Gomes (António Barão, Dora Barbosa)
- Casa de Sta. Isabel – Lar de Jovens (Cláudia Silva)
- Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos*
- Câmara Municipal de Faro Projecto “Integrar para educar” (Dora Gabadinho)
- Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa – Projecto “Reversus”*
Debate
17.15 - Conclusões
17.30 - Encerramento
* a confirmar

MEATRIX - EXPLORAÇÃO ANIMAL

A propósito do tema da industrialização agropecuária e segurança alimentar, remetemos os nosso aderentes e visitantes para um site interessante. Inspirado na realidade da indústria agropecuária e no filme Matrix, eis um bom exemplo em termos educativos e de sensibilização cívica - http://www.bancruelfarms.org/meatrix/

quinta-feira, dezembro 01, 2005

SOCIOLOGIA ALGARVE PRECISA DE LOGOTIPO

Lança-se a todos os aderentes do grupo Sociologia Algarve, e não só, o desafio de criarem um logotipo que passe a identificar-nos. A responsabilidade pela animação e aprofundamento deste grupo é uma responsabilidade de todas(os) as(os) aderentes; não pode caber apenas a uma única pessoa. Enviem as vossas ideias e propostas. Vamos tentar inciar o novo ano com uma imagem renovada.

Face ao desafio lançado, a Ana Rita Cruz foi a primeira a propor um logotipo. Aqui deixamos a sua proposta. Aguardam-se comentários e mais contributos.

SOCIOLOGIA ALGARVE JÁ TEM BLOG

Este blog surge no âmbito da estratégia de aprofundamento e formalização progressiva do Grupo Sociologia Algarve, que tem vindo a funcionar em moldes bastante informais e sobretudo através da lista de correios electrónicos sociologialgarve@yahoogrupos.com.br
Apesar de funcionar sem qualquer compromisso, a lista tem permitido uma troca importante de informações, muitas delas de significativo interesse, nomeadamente sobre seminários, encontros, formações, ofertas de emprego, lançamentos de livros e outras iniciativas de interesse. Desde a criação da lista, em Outubro de 2003, circularam entre os aderentes cerca de 300 mensagens. Esta lista foi constituída inicialmente com cerca de 25 aderentes e conta até ao momento com cerca de 65. Os aderentes são na esmagadora maioria do Algarve mas também estão inscritos sociólogas(os) de outras regiões do país e do estrangeiro, nomeadamente do Brasil.
Com o blog Sociologia Algarve pretende-se ampliar este espaço de comunicação e troca de informações que permita uma cooperação cada vez mais estreita e organizada entre as pessoas da região, com formação em Sociologia e não só. Queremos contribuir para o desenvolvimento desta ciência no Algarve e alargar os contactos com outras pessoas e organizações, de outras regiões do país ou do estrangeiro que estudam e trabalham, igualmente, neste domínio.
O alargamento e a animação desta rede é da responsabilidade de todos. Faz os teus contactos e traz mais amigas(os) para o grupo!